O que é esse tal de forró eletrônico, afinal de contas?

Conheça um pouco sobre a origem desse fenômeno de popularidade


Divulgação
A Banda Mastruz Com Leite em um show recente.
O grupo é considerado um dos pioneiros do forró eletrônico,
e reúne multidões em suas apresentações ao vivo por todo o país

O que seria o forró eletrônico? O tradicional gênero com batidas eletrônicas manipuladas por um DJ? Ou o forró moderno para as baladas, para as danceterias? Heim? Heim? Chegou a hora de você tirar as suas dúvidas!

O ritmo surgiu no Nordeste com a banda Mastruz com Leite em 1992. O grupo acrescentou ao forró tradicional teclados, guitarras, bateria e instrumentos de metal. O ritmo ultrapassou aquela região e se alastrou por todo o país. Bandas como Limão com Mel e Magníficos, precursoras junto com o Mastruz, ajudaram a consolidar o movimento.

Batista Lima, vocalista da banda Limão com Mel declarou que o forró eletrônico é uma mistura do ritmo moderno com raízes tradicionais do Nordeste.
- Nós resolvemos fazer um forró mais moderno, porém o forró pé de serra faz parte de nossas raízes. Luiz Gonzaga é nosso rei. Levamos a bandeira do forró e o representamos em todo o Brasil.

Há algum tempo, o forró eletrônico tem sido questionado. Fala-se que o ritmo é uma vertente do forró tradicional. O outro lado acredita que as letras do forró eletrônico tem um tom romântico dançante, com uma certa malícia. A dança também é bem diferente do forró tradicional e os passos são mais rápidos, diferente da cultura nordestina.

O fato é que o forró eletrônico conquistou de vez seu espaço. Bons exemplos são as bandas Calcinha Preta e Djavu, que ficaram no topo das paradas musicais de todo o país após serem incluídas nas trilhas sonoras de novelas do horário nobre da televisão.

A música Você Não Vale Nada do Calcinha fez parte da trilha sonora da novela global Caminho das Índias e ajudou na construção do sucesso da personagem popular Norminha, interpretada por Dira Paes. A música Nave do Amor, da banda Djavu, é tema da personagem Elvira de Bárbara Borges na novela Bela a Feia, da Rede Record.