Tá Chovendo Hamburguer

Copyright© Sony Pictures

Não teve para ninguém. Nem Bruce Willis, Matt Damon, Megan Fox e seus novos filmes conseguiram tirar a animação "Tá Chovendo Hamburguer" do topo das bilheterias americanas nas últimas duas semanas - foram mais de US$ 60 milhões arrecadados em 15 dias, além de ser um dos filmes mais elogiados pela crítica nos EUA em 2009. Ainda não é o suficiente para fazer do desenho um fenômeno na linha de "A Era do Gelo", mas o suficiente para despertar o interesse do público num ano de vacas magras.

"Tá Chovendo Hamburguer" vai na contramão da febre de animações estreladas por animais (vide "Madasgascar", "O Bicho Vai Pegar", "Os Sem Floresta" e similares) e se aproxima da linha mais adulta da Disney/Pixar, com uma história cômica e repleta de simbolismos e lições de moral. Apesar de seguir a atual tendência do 3D por computação gráfica, tem traços mais cômicos e despojados, como os desenhos de Chuck Jones, o pai do Pernalonga.

A trama é uma adaptação do clássico infantil escrito em 1978 por Judi e Ron Barrett, adaptada anteriormente para os videogames. Na pequena cidade de Chewandswallow, o jovem cientista Flint Lockwood é reconhedo pelos fracassos e inúmeros acidentes provocados por seus inventos. A sorte parece mudar quando ele cria uma máquina materializadora de comida - mesmo não sendo as intenções de seu criador, o aparelho é lançado aos céus e provoca uma chuva de alimentos, que vão de hamburguers até sopas, o que nem sempre agrada os moradores da cidadezinha e cria um grande problema para Flint.

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Mesmo com o lançamento fora da época de férias, "Tá Chovendo Hamburguer" virou sucesso instantâneo. Logo na primeira semana em cartaz, desbancou o terror "Garota Infernal", estrelado pela musa do momento Megan Fox, e a comédia dramática "O Desinformante", com Matt Damon. A boa fase seguiu na segunda semana, quando a animação bateu a ficção "Substitutos", que tem Bruce Willis no elenco, e a refilmagem do musical "Fama". Um desempenho admirável para uma produção com discreta campanha de marketing - e o suficiente para gerar rumores de um possível "Tá Chovendo Hamburguer 2" daqui alguns anos.