Opinião: O mau e o bom de domingo

Por Daniel César

Opinião: O mau e o bom de domingo
Com essas mudanças que as emissoras sofreram, a programação de domingo na TV aberta brasileira foi completamente afetada. E o público teve que se reorganizar para escolher quais seus programas prediletos. Agora, algum tempo depois, já é possível fazer uma análise de tudo isso.
E o que se vê claramente é que a falta de qualidade reina e impera com força aos domingos na TV aberta. A começar pelo horrível "Domingo Legal", que se inicia no SBT logo na hora do almoço. É preciso reconhecer que Celso Portiolli tem carisma, sabe conduzir muito bem um programa e transmite uma alegria até maior que o próprio Gugu. Mas, ainda assim, o programa é fraco. Tudo graças aos quadros mal escolhidos, à uma direção infeliz e a insistência pela apelação. O quadro "Piscina Maluca" beira o ridículo, tanto pela exploração quanto pelo horário em que é exibido. A direção do programa devia ter bom senso. Tudo ali é forçado e mal feito. A audiência responde provavelmente porque o brasileiro adora esse tipo de lixo.
Quer mais coisa ruim? Veja na Record o "Tudo é Possível". Esse ao menos não explora coisas negativas todos os domingos. É bem verdade que às vezes utiliza as mulheres frutas e homens sarados para tentar melhorar a audiência pífia que nunca chega aos dois dígitos. Mas, na maior parte das vezes, o programa é um nada. Ana Hickman tem minha simpatia, mas ela soa falsa num programa deste formato e com quadros tão sem graça que ninguém sente vontade de assistir. "Tudo é Possível" é como se não existisse na programação, porque não desperta o interesse de ninguém.
E o "Programa do Gugu"? Gugu Liberato mudou de canal e teve a chance da sua vida de se reinventar, mostrar a sua grande capacidade de comunicação que o colocou no topo dos domingos por muitas semanas em determinado momento. Mas ele preferiu continuar igual, inclusive levando os quadros de seu antigo programa no SBT para a Record, apenas mudando o nome. Como o 'Domingo Legal" permaneceu na programação do SBT, assistir ao "Programa do Gugu" é como rever o "Domingo Legal", mas com outra apresentação e em outro canal. Além do que, um telespectador mais atento percebe que Gugu está infeliz, parece que perdeu o ânimo de apresentar.
O "Domingão do Faustão" continua como sempre foi: fraco. Faustão só mantém a audiência que tem graças ao elenco de peso que pode contar no programa. Ele se aproveitar da estrutura global para utilizar boa parte do elenco das novelas, telejornais e programas para se manter líder de audiência, porque se fosse depender exclusivamente dos quadros... Pobre Faustão! A maioria de seus quadros beiram o ridículo.
Mas o domingo tem salvação. E ela se chama Eliana. Desde que voltou no SBT, Eliana vem dando um show. Com inovações, quadros super interessantes e bem bolados, Eliana conquistou ao pouco a atenção do público e já conseguiu o que poucos imaginavam. Uma audiência sólida. Para se ter uma idéia, Eliana nesses domingos, já venceu a primeira parte do "Domingão do Faustão" de ponta a ponta, numa ocasião. Em outra oportunidade venceu todo o primeiro tempo do futebol, o que é uma façanha. E no último domningo (20), Eliana liderou a audiência depois do futebol, deixando Faustão com sua melhor parte do programa para trás. E ela merece. Afinal, atualmente, Eliana é a dona do domingo.

*Daniel César é jornalista, apaixonado por séries, escreve semanalmente no Famosidades e é proprietário do blog TVxTV (http://tvxtv.blogspot.com)