'2012' é o filme de maior bilheteria da história na China

http://oglobo.globo.com/fotos/2009/11/05/05_MHG_cult_2012cusack3.jpg

HONG KONG - Pela segunda vez em um ano, um filme de Hollywood bateu recorde de maior bilheteria da história na China, em um momento em que Pequim sofre uma grande pressão para aumentar sua cota anual de 20 filmes estrangeiros. O filme-catástrofe americano ''2012'' arrecadou 460 milhões de yuans (cerca de US$ 67,3 milhões) até o dia 23 de dezembro, deixando para trás a marca anterior de 450 milhões de yuans estabelecida por outro blockbuster hollywoodiano, ''Transformers: A vingança dos derrotados", em julho de 2009, informou nesta segunda-feira o porta-voz da importadora estatal de filmes China Film Group, Weng Li.

O novo recorde aconteceu poucos dias após a Organização Mundial de Comércio ter anunciado uma repreensão, declarando ilegal a restrição da China a imporações de músicas, filmes e livros dos Estados Unidos. A China apenas divide os lucros com os 20 filmes de estúdios estrangeiros que são importados por ano.

Para os agentes chineses, o sucesso de Hollywood na China em 2009 pode justificar que os filmes locais ainda precisam de proteção - apesar da arrecadação doméstica também ter tido números fortes este ano.

O filme-propaganda chinês "Jian guo da ye" ("O nascimento de uma república", em tradução livre) arrecadou 415 milhões de yuans este ano, ficando na terceira posição entre os filmes mais rentáveis de todos os tempos no país, ficando atrás apenas de ''2012'' e ''Transformers''. O longa repleto de astros chineses, com participações especiais de Jackie Chan e Jet Li, foi lançado para marcar os 60 anos do governo comunista no país.

Weng disse ainda que não sabia sobre a repreensão da OMC, mas acrescentou que as importações aconteciam ''tranquilamente'', destacando que o arrasa-quarteirão "Avatar'' está agendado para estrear nos cinemas chineses no dia 4 de janeiro. O diretor James Cameron foi o recordista nas bilheterias da China por 11 anos com ''Titanic'', até que a marca de 360 milhões de yuans foi ultrapassada por ''Transformers: A vingança dos derrotados" em julho.