Depois de seis indicações, desta vez levou o prêmio, depois de ter sido campeão da regata de volta ao mundo na versão 2008/2009
que venceu a Volvo Ocean Race - regata de volta ao mundo - na edição 2008/2009
- Não é a primeira vez que venho a esta cerimônia, mas é muito diferente vencer e subir para pegar o prêmio. Estou muito agradecido, e não estou aqui apenas em meu nome mas no de todas as pessoas que me ajudaram em minhas campanhas: minha tripulação, meus familiares, minha mulher. Foi um ano fantástico e foi uma regata fantástica de volta ao mundo. Passei por sentimentos a que não estou acostumado.
Torben, dono de cinco medalhas olímpicas, foi o comandante do barco Ericsson 4, vencedor da Volvo Ocean Race, a regata de volta ao mundo, em sua edição 2008/2009.
Antes de Torben Grael, a vela brasileira já havia conquistado duas vezes o prêmio, ambas com Robert Scheidt, em 2001 e 2004. Normalmente são mais de 160 velejadores em disputa, a cada ano.
Scheidt recebeu os prêmios por suas conquistas na vela olímpica - onde segue competindo, mas também investindo na vela oceânica, como Torben Grael.
Na versão feminina, a australiana Anna Tunnicliffe - campeã olímpica da classe Laser Radial - foi premiada este ano.


